quinta-feira, 9 de junho de 2011

Antes de Começar: Esse namoro é de Deus?

A vida cristã é fundamentalmente um relacionamento com o Criador. Esse relacionamento é possível através de Cristo que nos tirou da trevas e nos trouxe para Sua maravilhosa luz.

Não somos salvos por obras, não somos salvos através do que somos. A vida Cristã é baseada em dependência e confiança naquEle que nos criou para SUA GLÓRIA.

Nossa prioridade é fazer a vontade de Deus, que nós fez ser quem somos nos dando verdadeira vida e liberdade. Isso nos traz a realização de uma promessa que se encontra em Hebreus 10.36: "Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa". A promessa de um vida plena com Deus.

Não sabemos o que é melhor pra nós, não somos capazes de buscar o bem (Rm 3.12), mas Deus sabe o que é melhor para nós e usa todas as coisas para o nosso bem (Rm 8.28). Mas onde o namoro se encaixa no plano perfeito de Deus para nossas vidas?

O Namoro é algo moderno que se desenvolveu em nossa cultura latino americana, principalmente. O casamento era arranjado pelos pais, pois havia muitas conveniências envolvidas, questões econômicas, patrimoniais (para que não houvesse divisão de terras, de posses, os casamentos eram feitos, quantas vezes, dentro das próprias famílias), havia questões políticas. Porém idependente da cultura ou da época um princípio se mantém, algo bastante claro na Palavra: Filhos obedeçam a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6.1-3.

Deus coloca os pais como autoridades na vida de seus filhos para prepará-los para casamento e protegê-los contra burrices. Compete aos seus pais também à orientação para o amor. Essa é o primeiro passo para saber a vontade de Deus em relação ao namoro e outras questões que rodeiam nossa vida, ter os pais como filtro e orientadores das nossas decisões.

Algo que também precisa ser observado é que propósito de satanás é desfigurar a imagem de Deus, Sua glória e lembrança de Deus, inclusive nas áreas afetivas (2 Tm 3:1-5). Estamos numa guerra espiritual, e um dos alvos estratégicos do inimigo é sua vida, seu testemunho e seu futuro lar. O inimigo sabe que, se ele conseguir te derrubar, não somente anula uma vida, mas provavelmente consegue abalar a vida do seu cônjuge, filhos e descendentes. Uma das suas maiores armas, quando se trata de relacionamento, é o jugo desigual. Para justificar o namoro, que muitas vezes leva ao casamento, preciso ter certeza de que nós dois temos o mesmo Senhor, o mesmo propósito de vida, os mesmos objetivos, a mesma missão. A maioria dos jovens não estão nem aí quanto a isso! Não sabem que estão numa guerra, nem entendem o risco que correm... ...sem saber, pisam em minas e perdem suas pernas ou sua vida (2 Co 6.14-18).

O Namoro deve ser uma relação sadia e respeitosa de companheirismo, amizade e afeto entre um homem e uma mulher, em que ambos concordam e mutuamente se propõem a conhecer a personalidade, temperamento, caráter, afinidades e hábitos do outro, com vista ao casamento, e no qual examinam se não terão maiores problemas nas diversas áreas da vida, tais como: nível econômico, cultural, social, educacional, familiar, religioso, faixa etária, etc...

A preparação para o casamento é de suma importância, e o namoro só deve ser assumido como real e séria intenção de casamento. Não há como respaldar biblicamente qualquer outra motivação para ele. O namoro assumido por diversão, passatempo, ostentação, exibicionismo ou lascívia, ou conduzido com frivolidade, ofende a santidade Deus e a dignidade do próximo. Ele é uma fase importantíssima pelo fato de conduzir a um aprofundamento do relacionamento antes da preparação para o casamento que é o noivado. Aliás, "namoro" é palavrinha interessante. Vem do verbo "enamorar-se", ou seja, "sentir amor por alguém, e inspirá-lo a alguém". É via de mão dupla.

Namorar é buscar amor; é o vestibular do casamento; é período de conhecimento; é período de relacionamento social, e intelectual, e psicológico, mas principalmente espiritual. As famílias começam a se relacionar, e, assim, cada um vai descobrir quais os valores éticos, morais, comportamentais da família do outro. E não se iluda não, esses fatores que a família tem vão influenciar no casamento. Como é o lar, como se conduzem, como se comportam o pai, a mãe, os irmãos? A harmonia e felicidade do futuro casamento dependem muito da capacidade do solteiro em lidar com pais e irmãos em casa (Pv 15.31-32; 3.11-12).

É vontade de Deus que Jesus Cristo esteja incluído no namoro, bem no meio de vocês dois: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1Co 10.31). "...Para a glória de Deus" inclusive o namoro.

Se você está se perguntando se Deus confirmará o seu namoro a resposta só pode ser Sim, mas precisamos “esperar no Senhor." As vezes esperamos muito em outras pessoas, criamos muitas expectativas, mas somente Deus pode nos responder de forma clara o caminho correto que devemos tomar (Sl 25.5; 27.14; 30.20).

Quando Cristo é o Senhor, problemas de abrasamento e precipitação são controlados e dominados. Sem Jesus Cristo, porém, vai ficar muito difícil, terrível e desesperançosamente difícil o namoro ter dignidade e propósito. Busque os princípios bíblicos para o seu namoro e a orientaçãos dos seus pais. Desta forma você saberá claramente que seu namoro É DE DEUS.

Um comentário:

  1. Para não haver erros, EU ESCOLHI ESPERAR... Só a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável! Quando chegar o momento, saberei, com TODA certeza que são planos do Senhor, pois assim foi feita uma aliança com meu Pai!

    ResponderExcluir