segunda-feira, 30 de maio de 2011

Quando somos tomados por medos, angustias e aflições



Por Juliana Rodrigues
Existem dias em nossas vidas que não são fáceis, às vezes esses dias se arrastam e viram dois, três, são dias desesperadamente difíceis, parece que roubaram nossas forças, nossa coragem, nossa motivação, tudo fica tão pesado, ficamos procurando uma pontinha de força, pra não parecer que somos tão frágeis. Fica difícil orar, as pessoas parecem menos legais ou mais chatas, o medo começa a nos dominar, será que existe uma solução? Será que eu vou vencer? Será que realmente eu sou importante? Será que eu consigo alcançar meus sonhos?
Nesses momentos, como faz bem ouvir palavras de amor, carinho, compreensão. Acontece que nem sempre as pessoas compreendem nossas razões (e como poderiam? Se nós mesmos, muitas vezes não conseguimos compreender!). Jesus não disse que a vida seria fácil, mas ele pediu que tivéssemos bom ânimo (João 16:33), então vamos encarar nosso momentos de modo diferente! Devemos nos conscientizar de que não estamos sozinhos:
1- “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16 (O imensurável amor de Deus nos acompanha por onde passarmos, suas mãos estão estendidas sobre nós, mesmo que pareça que estamos sozinhos. Ele não teria realizado o maior sacrifício de amor, se não tivesse amor por nós).
2 – “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.” 2 Coríntios 1:5 (Precisamos nos manter firmes na presença, nos princípios e na palavra de Deus, não importa as circunstancias, só assim ele poderá derramar sobre nós seu amor, que nos traz paz, refrigério, força e capacitação para continuarmos nossa caminhada)
3 - “Guardemos firmes a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.” Hebreus 10:23 (O Senhor tem promessas eternas para nós, e anseia por cumpri-lás em nossas vidas, os planos dele são maiores e melhores que os nossos, ele sonhou com nossas vidas!)
4 - “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo a nossa fé.” I João 5:4 (Jesus é maravilhoso, venceu o mundo por nós e nos ensina a vencê-lo através de nossa fé, precisamos confiar em Deus sempre, acima de tudo e todos )
Diversas são as maneiras de lidarmos com nossos medos, angustias e aflições, a verdadeira solução se encontra em se colocar na presença do Senhor. “Ao meu coração me ocorre: Buscai a minha presença; buscarei pois, Senhor, a tua presença.” Salmo 27:8 A presença do Senhor nos consola, nos esclarece a verdade, nos direciona para o melhor caminho ou solução, a presença do Senhor nos transforma,  nos faz fortes!
A maneira de entrarmos na presença do Senhor é sermos ouvintes e praticantes de sua palavra (leitura da bíblia), é buscá-lo através de orações (momentos de diálogos, onde podemos expressar nossas angustias, medos e sonhos), através de louvores que ofertamos a Deus (nos traz renovo).
Acreditem! “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” Romanos 8:28 É maravilhoso estar na presença do Senhor! Mesmo que hoje você não consiga compreender, espere em Deus, atento ao que ele quer falar com você! Nossas dores sinalizam para onde devemos prestar atenção, o que precisamos observar, indica também o que deve ser mudado. Algumas aflições são resultados de passos precipitados, de erros nossos, ainda assim, Jesus não nos abandona! Uma vida de comunhão com Deus nos traz discernimento, nos direciona, e assim nossas angustias e aflições se transformam em momentos de aprendizagem, restauração, transformação e renovo! Escolha sempre uma vida com Deus! Coloque Deus em lugar de destaque sempre!
“Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; Ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.” Habacuque 3:17,18

Nenhum comentário:

Postar um comentário