terça-feira, 26 de abril de 2011

A ditadura da beleza



Não é de hoje que o corpo feminino se tornou um grande atrativo à publicidade. A publicidade impõe os padrões de beleza (inclusive da forma do próprio corpo, todo mundo DEVE ser uma Gisele Bundchen ou uma das meninas saradas funkeiras), vestimentas (você tem que ter um ALL STAR e agora, roupas coloridas, cabelo liso e etc), padrões comportamentais (o manual de A a Z do que devemos ser e fazer).
A publicidade é um canal eficiente nisso, principalmente quando se trata da cultura de massa (TV, revista, jornal, rádio) e hoje é intensificado pela mídia, com o exemplo da internet. Compreenda... A publicidade e a propaganda são muito mais do que vender apenas produtos e serviços, elas estão diretamente relacionadas a afirmar, reafirmar, construir e reconstruir idéias, condutas, padrões.
Para poder compreender melhor como o corpo feminino é utilizado pela mídia, é só pensar que um corpo é muito mais que sua estrutura física, ele composto de vestimentas, acessórios, imagem que ele reproduz (magra ou “gostosa/sarada” – segundo atuais padrões).
Acompanhar o que seria dito “ideal” não costuma ser fácil para homens e mulheres. No caso feminino é essa busca pelo o “ideal” de corpo tem acarretado até doenças, como bulimia, anorexia, e conseqüências como plásticas mal sucedidas, uso descontrolado de medicações, uso de hormônios, cultura das mil horas sem fim na academia, entre outros. Há todo um marketing em torno do corpo, hoje é comercializada a fórmula para a mulher ser feliz e ter sucesso (e homens MARAVILHOSOS).
RESUMINDO: Você tem que ser jovem (para sempre, algo meio “Peter Pan”), magra (e cada dia mais magra!) ou gostosa (cada dia mais fisiculturista).

A palavra de ordem é: FAÇA TUDO PARA TER O CORPO DAS MODELOS DA VICTORIA SECRET’s OU DAS DANÇARINAS DE FUNK/”RATAS” DE ACADEMIA/MULHERES FRUTAS!

Agora, eu te pergunto: Por que os costumes do mundo tem cada dia mais entrado nas igrejas? Não estou propondo que você não cuide de seu corpo, cabelo, saúde, etc. Só afirmo que o seu corpo, é algo que Deus te deu (logo nem é seu, tá emprestado rs), ele é TEMPLO do Espírito Santo, e por isso é necessário prudência e respeito.

O que realmente interessa a Deus é sua busca por Ele, o tempo que você dedica a Ele, o seu perfume de adoração, e isso independem de um copo físico sarado ou magérrimo.

Até nestas questões precisamos guardar as palavras de Deus em nossos corações onde Ele nos diz:

“Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo.
1 Coríntios 6:19-20

Beijos meus,

Priscila @pritiliti

2 comentários:

  1. Pois é, pois é... acho que não há mais o que falar. O texto fala tudo.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Núbia, paz...

    A equipe agradece a sua participação e estamos aqui para isso... No meio de tantas coisas, como ser luz e sal para o mundo

    Beeeeijos meus

    Pritty @pritiliti

    ResponderExcluir