quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Música Secular x Música Cristã

Queridos leitores, amigos e irmãos é um prazer muito grande está participando do geração relevante. Esse blog que tem como objetivo trazer mudança, fazer a galera pensar e honrar o nome do SENHOR através de nossas palavras. Eu pretendo aqui passar todo o meu conhecimento e experiência com o SENHOR, quero que ele realmente me use para ser uma bênção na vida de vocês, trazendo esclarecimento e conhecimento dos temas que ELE tocar em meu coração baseado naquilo em que O PAI deixou para todos nós guiarmos nosso viver, a palavra.
Bom, hoje quero falar sobre música. As grandes questões abordadas no nosso mundo contemporâneo cristão. Música cristã ou música secular? Será que é pecado escutar outros estilos? Só a música gospel agrada ao SENHOR? Quero começar dizendo que vou expressar a minha opinião, não significa que ela seja a perfeita ou muito menos a mais correta, porém procure seguir a que mais se enquadra na palavra de DEUS.
Secular – é tudo aquilo que está fora da conduta cristã, tudo que é profano. Existe música secular? Existe, obviamente. Nossos ouvidos não nos deixam mentir. De uns anos pra cá toda imoralidade e pornofonia, tudo aquilo que não se amolda ao SENHOR, ou seja, tudo que é profano tem tomado conta do nosso país. Cada dia surgem mais grupos com uma péssima musicalidade e letras vergonhosas (os nordestinos que o diga, rs). Então quer dizer que todas as músicas que não são “gospel” NÃO podem ser ouvidas? Não. Entenda. Quando estava pensando em escrever sobre isso DEUS me lembrou uma palavra em Filipenses 4.8: Eí galera, comecem a pensar em tudo que é verdadeiro, respeitável, correto, puro, amável e de boa fama, que isso ocupe o pensamento de vocês. Com certeza Paulo queria dizer para nós ir além de pensar, viver, cantar, andar, falar, ouvir tudo que é composto por aquelas características. Nós sabemos muito bem que existem artistas que não são “gospel”, mas tem excelente qualidade musical e não chega a ser profano, secular é apenas boa música. Mas isso é muito pessoal, pois o que pode ser audível pra mim pode ser horroroso pra você e essa questão musical é seu gosto e não merece ser discutido.
Chegamos enfim na parte mais importante, A MÚSICA GOSPEL BRASILEIRA que os leitores fanáticos que me perdoem, mas é péssimo em termos musicais e dona de uma intensa superficialidade. Na verdade esses cantores “profetas” abandonaram a essência e ficaram com o periférico, é uma verdadeira teatralização dos púlpitos, concorrência, manipulação das massas, espetaculosidade da fé entre outros. Mas, o motivo do sucesso dessas pessoas certamente se transformará na razão do seu fracasso. Não adianta fabricar a onda do espírito de DEUS, usando artifícios, programas ou técnicas de marketing para gerar crescimento. Isso; não pode ser criado pelo homem. Só DEUS faz a igreja crescer, só ELE pode soprar nova vida em um vale de ossos secos. E pessoas que querem ser usados verdadeiramente não poderão ir por esse caminho de superficialidade. Onde a onda do momento é fazer chover muito fogo e glória com aleluia e anjos ziguezagueando pela fé. É um verdadeiro mantra gospel, onde as pessoas são subestimadas a viver em mediocridade cultural e espiritual. O nosso propósito principal é amar a DEUS de todo o coração. Para isso a palavra certa é adoração. Pois até onde eu saiba a igreja existe para adorar a DEUS. Como diz o admirável músico brasileiro JOÃO ALEXANDRE: O louvor é o culto da vida, na vida de culto. É preciso que até no “gospel” onde você acha que está seguro você procure louvar com o que é condizente com aquilo que está escrito lá em Filipenses 4.8. Sabemos que existem o joio e o trigo e nós temos que ter a sabedoria e discernimento. Não podemos negociar nossa integridade diante do altar da popularidade.
E afinal, podemos ou não escutar música secular? Nada de fórmulas e frases feitas. Presta atenção, a resposta é simples. Queridos, fuja de tudo o que é imoral, que te afasta de DEUS e pense, viva, cante com tudo o que é verdadeiro, respeitável, correto, puro e amável. Assim seja.
Fiquem com DEUS!

Adália Raquel 

Twitter:@adaliaraquel 

10 comentários:

  1. Pra mim sinceramente música é música, existe música boa e música ruim e ponto, como cristã procuro filtrar o que é bom pra mim e pensar, ouvir, falar coisas que glorifiquem a Deus. Não dá pra Glorificar a Deus cantando músicas de duplo sentindo e tal, mas acho que cantando uma musica que exalta o amor independente se é música "gospel" ou não a gente glorifica a Deus, pois toda boa dádiva e todo dom perfeito vem dEle...minha opinião!!!!!
    Quanto aos adoradores tocadores de chofar( é moda neh?) acho que as letras das músicas cristãs devem falar mais de Cristo e menos de milagres e corridas atras das bençãos.
    Voltemos ao evangelho puro e simples!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Um assunto bastante vasto que da muito pano para manga rsrs, pois existe os que acham que não tem problema em ouvir como nossa amiga acima e os radicais que acreditam que é pecado e pronto.
    Existe muito cantores evangeliscos opa "gospel" que não da nem para ouvir, até as frases e capas cheira a dinheiro.Digo isso com muita tristreza. Até para ouvir um bom cd é complicado pois onde esta os verdadeiros adoradores? Enquanto a galerinha gospel esta pensando em dinheiro o mundão esta entrando no playlist de muito cristão! por que tem letra,qualidade e empenho. Diferente do que esta acontecendo no cenario gosel. Precisams fazer o melhor para Deus, música é música concerteza so acredito que não temos motivo para ouvir um cantor ou banda secular pois não vai nos alimentar o nosso espirito so vai ser som! Abraço galera.

    ResponderExcluir
  3. Simples, se isso não irá trazer nada de bom para seu relacionamento com Deus não há porque cultivar essas coisas em si.
    A paz do Senhor a todos!

    ResponderExcluir
  4. Tema bastante pertinente!!!
    mais precisamos indentificarmos algumas ideologias a respeito de alguns assuntos; temos em premeiro lugar: entender que música não tem nada haver com adoração, segundo: o problema não é as palavras escritas e cantadas em si, mais quem as canta!! pois verdade não deixa de ser verdade por aquele que a proclama, en terceiro e por ultimo: as fontes em que realmente nos alimenta são as fontes do altissímo, É mentira de satãn. Ele não tem verdade, e nunka se firmou na verdade, falando sobre música... a musica é um presente de DEUs ao homem, os ritimos sons instrumentos tudo vem de DEUS, no que diz respeito a música, música é essa dadva que DEUs nos deu para expressarmos a ele em gratidão, a ADORAÇÂO jáh é outro CAMPo jáh está falando de ESTILO DE VIDA...pensem nessa frese: QUANDO NÃO HOUVER PALAVRAS, QUANDO NÃOHOUVER CANÇÕES, QUANDO NÃO HOUVE MOVER, QUERO ME ENCONTRAMAIS ALÉM COM DEUS!!
    PENSEM NISSO, VIDACOM DEUS!! FALAR DE DEUS COMO SE ESTIVESSE NAPRESENÇA DELE! ISSO É UMA EXPRESSÃO DE GRATIDÃO!

    ResponderExcluir
  5. Tem um texto em provérbios 2 que, na NVI diz o seguinte: "o bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá". E em I tessalonicences 5:21, o apóstolo Paulo nos dá o seguinte conselho: "mas ponha à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom".

    Música envolve três aspectos fundamentais: letra, ritmo e melodia. Não é simplesmente um som, ou um barulho seguido de palavras cantadas. A música é um alimento pra alma, pro coração, pra mente.
    Nós somos cristãos e, como tal, somos templo do Espírito Santo de Deus, onde não deve habitar nada impuro ou indigno da presença do Senhor.
    Quando ouvimos uma música, estamos também nos alimentado de algo...
    O instrução de Paulo nos leva e entender que, vivemos num mundo diverso, que tem de tudo. Não podemos, como cristãos, nos dá ao privilégio do isolamento como estratégia de guardar a fé. Asim como estudamos em escolas seculares, lemos livros e revistas, assistimos tv, o noticiário, acessamos a internet, também ouvimos músicas.
    Não é o fato da música ser ou não interpretada por um crente que a torna digna de ser ouvida por nós. Acredito que, como pessoas que seguem a Cristo, devemos fazer as seguintes observações a respeito da música que chega aos nossos ouvidos, inclusive a gospel:
    1. qual o conteúdo da sua letra? o que a pessoa que escreveu essa música quer me levar a pensar ou sentir?
    2. essa melodia desperta que tipo de emoções em mim?
    3. o seu ritmo é agradável ou se confunde muito mais com um simples barulho?
    4. será que Jesus, quando esteve aqui na terra, em seus momentos de descanso, de relaxamento, ou mesmo de lazer, apeciaria essa música?
    5. tem qualidade, beleza, clareza? ou, pelo contrário, é uma agressão aos ouvidos e cheia de frases de duplo sentido?

    Existe muito lixo sonoro circulando por aí. Mas nós temos, da parte do Espírito Santo de Deus, o discernimento e o bom senso, pra distinguir o que faz bem ao nosso coração e mente.

    Eu escuto músicas seculares, cuja letra tem conteúdo, me fazem pensar em coisas boas, me remetem a momentos e pessoas especiais, despertam em mim emoções positivas e não são profanas. E tb já ouvi música gospel, que nem de longe me levaram pra mais perto de Deus.

    Fiquem na Paz de Deus, queridos(as)!

    Abraço,
    Zilma

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o tema.
    Essa questão depende de cada pessoa, não há uma regra. Há pessoas que se sentem bem em ouvir uma música que não seja gospel, enquanto, há outras, que se sentem bem. Mas, não é questão de se sentir bem ou não. É questão de sentir a presença do espírito santo. Assim, como tem música gospel que você não sente a presença do espírito santo. Ou seja, isso é muito pessoal, se eu esculto uma música gospel, e não vejo que estou louvando a Deus, serei sábio em não ouvir. Eu, não gosto de ouvir músicas mundanas, dependente de qualquer letra, mesmo sendo tranquila e tal. Quando esculto, não vejo louvor a Deus. Pois, por mais que seja uma música tranquila, que pra muitos é normal, muitas dessas músicas, são cantadas pra pessoas beberem, fumar, fornicar, pensar em algo triste, ou lembrar do passado. E o principal, não há, que é honrrar e glorificar o nome de Jesus. E Deus diz, que tudo que temos e somos tem que ser entregue a Ele com louvor. Se tenho uma voz bonita, essa voz bonita, não será pra eu cantar para o mundo, com romances e tranquilidade. E sim, tenho que entrega-LO a minha voz bonita, com louvor e adoração. E isso, não é questão de radicalismo não. Sei, que posso cantar na igreja ou em casa assim " Abro mão dos meus sonhos, abro mão dos meus planos, abro mão da minha vida por Ti" e está falando da boca pra fora; como também, posso está cantando assim "Não da pra não pensar em você,está cada vez mais difícil não poder te ver,o tempoe a distância entre nós não vão arrancar,a vontade que eu tenho aqui no peito de te amar"[sandy] . Pra mim, dá no mesmo. O exemplo 1, a pessoa cantou da boca pra fora, e a 2, cantada para o mundo.
    Bem, espero que vocês tenham me entendido.
    Abraços
    CAMILA RENATA-CE

    ResponderExcluir
  7. O Apóstolo Paulo nos ajuda muito nesse entendimento, em 1Cor. 6.12 (tradução na linguagem de hoje) "Alguém vai dizer: Eu posso fazer tudo que quero." Pode sim, mas nem tudo é bom para você."
    Li a postagem e dou destaque ao trecho: "cante tudo o que é verdadeiro, respeitável, correto, puro e amável." ALGUÉM PODE DEIXAR AQUI A LETRA DE ALGUMA CANÇÃO SECULAR QUE APRESENTE TAIS CARACTERÍSTICAS?

    1. Verdadeira
    2. Respeitável
    3. Correta
    4. Pura
    5. Amável

    Gente, já tá complicado encontrar isso nas músicas gospel... que aliás, estão fora de sua essência em DEMASIA!
    Querem exemplos?
    Hoje os cantores e bandas gospel, selecionam repertório pelo que vai agradar ao público, os fãs... pois dessa forma a venda dos cds fica garantida. Deus nisso? Áh... "inspiração" (piada)
    Observem a maioria das músicas gospel, são mto mais direcionadas a falar dos problemas das pessoas e, a levá-las a emocionarem-se com isso, do que propriamente mostrar a glória de Deus, que deveria ser o propósito.

    Dessa forma então, devo concordar que tanto faz cantar ♫Entra na minha casa... (ele Óh! $$$..) ou então... ♫Vou não, quero não, posso não minha... (ele tb tá óh! $$$...)

    ORA VEM SENHOR JESUS!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o post, só falhou na hora em que disse que a Igreja foi criada para adorar a Deus. Deus não precisa de adoração. Deus não tem problema com o ego pra ficar dizendo que é santo, digno, poderoso, etc. rsrs. A palavra Igreja no original é Eklésia. Essa palavra para os discípulos não era uma novidade, eles bem conheciam o que era ser igreja!!! O império romano tinha as igrejas, que eram grupos de pessoas enviadas para um lugar onde o exército seria mandado logo se passasse uns dois anos para conquistá-lo. Esse grupo era enviado antes do exército para influênciar a região com a cultura romana, de tal maneira que quando o exército chegasse, eles seriam aceitos e já estariam adaptados com toda a dominação romana. Hoje a Igreja não é Eklésia! Igreja é um local para "adorar" a Deus, etc e tal... A Igreja não foi criada pra ficar em um prédio alucinada na adoração extravagante ou ouvindo um cara chata e manipulador em cima de uma plataforma pregando mensagens de auto-ajuda. A Igreja foi criada para ser um Centro de Treinamento de pessoas que vão ser enviadas para introduzir naquela localidade a Cultura do Reino de Deus. Hoje o reino das trevas tem introduzido dentro da Igreja a sua cultura. Mas esse papel era pra ser nosso. É tempo de nos levantarmos, mudarmos a nossa mentalidade, perdermos esse linguajar cheio de doutrinas de demônios (como o que fomos criados para adorar a Deus)e manifestar o Reino de Deus na Terra.
    "Venha a nós o Teu Reino. Seja feita a Tua vontade assim na Terra como no Céu..."

    ResponderExcluir
  9. Agradeço a Camila, Informe Gospel e Rodrigo por nos visitar.

    Bem informe gospel foi preciso qual a diferença entre gospel e secular? se a ideia da maioria é ganhar dinheiro?

    ResponderExcluir
  10. "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Tiago 1.17
    Existem músicas seculares que carregam nas suas letras conteúdo de altíssima qualidade, que inspiram, que trazem questionamentos sociais e levam a reflexão, como disse nosso irmão Thiago,toda boa dádiva vem de Deus, não acho nada demais escutar e cantar músicas desde que estejam de acordo com nosso padrão cristão, temos que avaliar o q cantamos, pois nem tudo nos onvém como diria o apóstolo Paulo.Volto a repetir existe música boa e música ruim e ponto.

    ResponderExcluir